Meu caminho eu mesmo traço

Na vida há muitos caminhos e cada um segue o que julga lhe ser mais conveniente. Uns se dão bem com as escolhas, outros encontram mais problemas que soluções e então reclamam sem parar, como se tudo estivesse nas mãos do destino. Sem dúvida, o controle de alguns fatos está fora do nosso alcance, mas outros estão à distância de nossas mãos.

Comer é algo que só depende de nós. Qualidade, quantidade, harmonia e adequação da dieta são assuntos do universo dos nutricionistas, mas os princípios básicos de uma alimentação saudável estão ao alcance de todos, nos livros, revistas e até mesmo na internet. Há anos já se sabe que é necessário comer em intervalos regulares, que o prato deve ser bem colorido, que alimentos industrializados em demasia fazem mal à saúde e que a água libera o organismo das toxinas, mas as pessoas insistem em procurar alimentos com poderes mágicos e que possam neutralizar tudo o que for ingerido em excesso, trazendo um corpo cada vez mais magro e sempre mais saudável.

Ora, com o avanço da ciência, não é mais possível acreditar em fontes da juventude e outras magias. Hoje, sabemos o que nosso corpo precisa, conhecemos o que existe nos alimentos e podemos escolher o que vamos comer. Sabemos também que a necessidade de nutrientes muda de acordo com a fase da vida e que é preciso adequar a dieta, sob pena de sofrermos os danos causados pelo excesso ou carência nutricional.

Vangloriamo-nos de ter alcançado um conhecimento científico jamais sonhado e agora queremos viver tanto quanto os anciãos da Bíblia, que atravessavam os séculos. Não que isso seja impossível, mas é imprescindível um maior cuidado com as escolhas que fazemos à mesa. Nesse caso, o melhor caminho passa pelos alimentos em sua forma mais natural, no consumo cauteloso de alimentos industrializados e equilíbrio no volume das nossas refeições. É preciso reconhecer, que a quantidade e a qualidade da dieta são de nossa inteira responsabilidade.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square