Amigos da Saúde

Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais, além de carnes e laticínios magros, pode perfeitamente atender todas as nossas demandas de nutrientes, No entanto, a inclusão de alguns alimentos já identificados por propriedades que vão além do poder de saciedade, turbinam a saúde, acrescentando qualidade ao cardápio.

A linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de seus nutrientes básicos como carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, contém elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças e seu uso contínuo proporciona aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, misturadas em suco de fruta, ou sobre a fruta, com aveia ou iogurte ou mesmo no almoço, podem ajudar a controlar o colesterol, o funcionamento do intestino e até os sintomas clássicos de TPM ou menopausa. Ela pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.

Por sua grande quantidade de fibras, a Salvia Hispânica, também conhecida como Chia, melhora o trânsito intestinal, auxilia no controle do colesterol e até reduz o apetite. Rica em ômega-3, tem também ação anti-inflamatória e está relacionada com a redução do risco de doenças cardiovasculares e a boa saúde cerebral, além de combater a ação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células. Para utilizá-la no controle do peso, deve-se colocar 1 colher de sopa de semente de chia em 250ml de água e consumir 20 minutos antes das refeições principais, pois ela forma um gel que diminui o apetite.

A batata Yacon é um tubérculo de origem Andina, mas podemos encontrá-la facilmente no Brasil. Ela tem aparência muito semelhante à batata doce e textura macia e levemente adocicada, lembrando o sabor da pera e do melão. Pode ser considerada um alimento funcional pelo seu alto teor de substâncias que tem efeito de fibra alimentar, sendo de grande interesse para portadores de diabetes do tipo 2, ajudando no controle da glicemia. É um substituto bem interessante para o pão e pequenas refeições como os lanches da manhã e da tarde.

Ao incluir no cardápio diário alimentos sabidamente benéficos à saúde, não só aumentamos nossa resistência a várias doenças, como quebramos a rotina alimentar, acrescentando muito mais sabor às refeições tradicionais.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square