A Importância da Massa Muscular

Nossos músculos tem a função de sustentar o esqueleto, dando estabilidade e equilíbrio aos movimentos, protegem os nossos órgãos vitais de eventuais choques e ainda fornecem os aminoácidos necessários ao sistema imune, o qual produz anticorpos que fazem a defesa contra inumeráveis ataques de vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos que nos roubam a saúde.

Ocorre, porém, que com o avançar da idade, perdemos massa muscular, o que certamente causa um grande impacto na saúde. Uma perda de 10% já é capaz de reduzir a imunidade, aumentando o risco de infecções. Com 20% já teremos dificuldade no processo de cicatrização com diminuição da força muscular. Ao atingir 30% já é possível observar redução da amplitude dos movimentos e aumento do risco de pneumonia.

Considerando que a partir dos 40 anos a perda muscular se acentua, podendo chegar a 24% aos 70 anos e que a partir daí, observamos 15% de perda a cada década, podemos compreender a importância da conservação dos músculos. É perfeitamente possível minimizar a perda muscular, com exercícios adequados e alimentação direcionada.

A atividade de musculação, bem orientada por um educador físico é o estímulo necessário, mas precisa ser respaldada por uma alimentação adequada. Alimentos proteicos, de origem animal ou vegetal, devem estar presentes pelo menos nas principais refeições do dia, já que a síntese proteica é um processo contínuo. As carnes de todos os tipos, ovos, grãos que dão em vagens e laticínios em geral, oferecem todos os aminoácidos que o nosso corpo precisa para produzir massa muscular e imunidade.

A perda de massa muscular é um processo natural no envelhecimento, mas outros fatores podem estimulá-la, como o hábito de ficar horas em jejum ou eliminar o café da manhã por falta de tempo. É preciso dedicar mais atenção à saúde, para evitar problemas que são fruto apenas de falta de informação.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga Sheila Castro:

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

2020 | Sheila Castro - Todos os direitos reservados