O Poder do Magnésio

Em tempos de maior atenção à forma física, o mineral magnésio torna-se absolutamente essencial ao cardápio, já que participa do metabolismo de carboidratos e gorduras, contribuindo definitivamente para o controle do peso corporal. Como na natureza encontra-se ligado à clorofila, podemos garantir a ingestão adequada de magnésio com o hábito diário da ingestão de quantidade razoável de vegetais verdes, mas é possível encontra-lo também nas castanhas, beterraba, aveia, gérmen de trigo e nas leguminosas.

O magnésio já provou ter propriedades anestésicas, cicatrizantes e anticonvulsivantes e, por este motivo, é utilizado para controlar os sintomas da TPM, depressão e menopausa, sendo os sucos verdes indicados nesses casos. E para que a saúde óssea esteja assegurada, é preciso que não falte magnésio, lembrando que a absorção deste, é estimulado na presença da vitamina D. Já o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos podem comprometer muito este processo.

O ser humano necessita de 280 a 350mg de magnésio por dia, quantidade que pode ser facilmente alcançada por meio de uma alimentação rica em grãos integrais, legumes e verduras, porém, o processamento dos alimentos interfere fortemente nisso, já que pode levar à perda de mais de 80% do mineral, pois ele se encontra na parte mais externa dos grãos. Até o sal que utilizamos na cozinha é originalmente um alimento rico em magnésio, mas o processo de refino a que é submetido retira-lhe praticamente tudo, tornando-o quase isento dele.

A boa saúde é resultado de escolhas alimentares corretas e eliminação de interferentes. No caso do magnésio, a ingestão adequada de alimentos fontes e eliminação de produtos processados, bem como a redução de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, pode ser a chave para uma vida longa e sem doenças.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square