Bons companheiros

O poeta já disse que poderia suportar a perda de um amor, mas que morreria se perdesse todos os seus amigos. De fato, verdadeiros amigos podem significar até mais do que nossos próprios parentes, por sua capacidade de nos entender e atender em situações de dificuldade. Também na mesa, é possível eleger bons companheiros que farão toda a diferença na saúde. Comecemos por selecionar os macronutrientes, por sua possibilidade de influenciar o peso pela oferta de calorias. A escolha dos carboidratos, injustamente apontados como vilões, deve recair sobre os integrais, ricas fontes de vitaminas do complexo B e indispensáveis à conversão da glicose em energia química. Já as proteínas, insubstituíveis quando se busca o ganho de massa magra e um reforço adicional à imunidade, não precisam se restringir às fontes animais, como carnes, ovos e laticínios.

Leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, soja e grão de bico também nos oferecem os aminoácidos utilizados na hipertrofia e devem estar presentes em quantidade suficiente no cardápio diário. E como precursoras dos hormônios, gorduras de boa qualidade não podem faltar na dieta de quem se preocupa com a saúde. Tanto as poli-insaturadas, presentes na maioria dos óleos vegetais, como a monoinsaturada, encontrada principalmente no azeite de oliva, castanhas e abacate, contribuem de forma decisiva para a homeostase do organismo.

As fontes de micronutrientes, representados pelas vitaminas e minerais, também precisam ser escolhidas com cuidado, para que nada atrapalhe o seu trajeto até as células.

Ao optar pelos alimentos em seu estado natural, podemos contar com uma maior biodisponibilidade, o que por si só já garante o atendimento das nossas demandas. É certo que em alguns casos, é necessário utilizar a suplementação, mas, em geral, uma dieta variada em frutas, legumes, verduras, carnes e laticínios magros e grãos integrais, tem grande chance de fornecer tudo o que o nosso corpo precisa.

Um estilo de vida saudável inclui atividade física regular, água frequente e suficiente e dieta equilibrada, com alimentos escolhidos com cuidado. Na mesa, como na vida, bons companheiros nos livram de problemas e ainda nos proporcionam alegrias que jamais teríamos sem a sua presença. Pense nisso.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga Sheila Castro:

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

2020 | Sheila Castro - Todos os direitos reservados