Chocolate é tudo de bom

Produzido a partir da semente do cacau, o chocolate pode ser um forte aliado na busca da saúde. Rico em vitaminas do complexo B, estimula a produção de serotonina, a qual nos traz uma deliciosa sensação de bem estar. A teobromina, responsável pelo sabor amargo, dilata os vasos sanguíneos e tem efeito diurético, contribuindo para o controle da pressão arterial.

Alguns estudos também já identificaram a ação da teobromina no aumento do HDL, o bom colesterol. Há evidências de que a epicatequina, presente no cacau, com sua ação antioxidante, reduz o risco de um AVC. Já os flavonoides, também presentes em alta concentração nas sementes do cacau, demonstraram efeitos anti-inflamatórios e antialérgicos, inibindo também a formação de tumores.

No entanto, para usufruir de todos os benefícios do chocolate, é necessário escolher com cuidado. Para reduzir os custos de fabricação, adiciona-se gordura hidrogenada, a qual já tem comprovada a sua ação na gênese de doenças cardiovasculares, além de açúcar e leite em quantidade excessiva. Confira abaixo a composição de alguns tipos comercializados no Brasil.

Chocolate ao leite: recebe 25% de pó de cacau e leite integral, este rico em colesterol. A grande quantidade de açúcar e adição de gordura hidrogenada acabam por torná-lo um alimento pouco saudável. Chocolate meio amargo: recebe 40% de pó de cacau e menor quantidade de leite e açúcar, sendo assim um alimento mais próprio para o consumo.

Chocolate amargo: recebe 70% de pó de cacau. O açúcar é adicionado em pequena quantidade, não possui leite ou gordura hidrogenada em sua composição e, por este motivo, é o mais indicado para consumo diário.

Chocolate branco: é produzido apenas com a manteiga do cacau, açúcar e gordura hidrogenada e, por seu baixo valor nutricional, não vale a pena tê-lo no cardápio.

Chocolate é um alimento saboroso e pode ser muito saudável, desde que consumido de forma equilibrada. Escolha o amargo ou meio amargo, coma apenas um quadradinho por dia e estará blindando o seu corpo contra várias e graves doenças.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square