Gastando calorias no inverno

Embora muita gente encontre no inverno, a desculpa perfeita para justificar o ganho de peso, ele bem pode ser uma oportunidade de ouro para eliminar os quilos extras acumulados no verão.

Para prover o corpo de energia nos dias mais frios, nosso corpo aumenta a velocidade do metabolismo, gerando mais calor, o que implica em um gasto calórico sempre superior àquele observado no verão. A visão é o primeiro sentido que o nosso cérebro usa para identificar calorias extras, motivo pelo qual nos sentimos mais atraídos pelas frituras nos dias mais frios. Na sequência, o paladar se regala ao comprovar que colabora para garantir a ingestão de gorduras, que invariavelmente fornecem 9 calorias por grama. Numa sintonia perfeita, o corpo inteiro procura desacelerar os processos, contribuindo fortemente para a economia de energia e, se nada for feito, o ganho de peso é certo.

Para driblar a tentativa de aumentar a captação de energia, a primeira medida é encontrar outras formas de aquecer o corpo. Roupas mais quentinhas, ajudam muito, mas não o suficiente. A comida também precisa estar aquecida e o uso de aceleradores do metabolismo, como pimenta, canela e gengibre, pode ser a chave do sucesso.

Experimente aquecer o leite de manhã, ao invés de tomá-lo gelado. Prefira os legumes refogados no almoço e adote a sopa como opção de jantar, sempre acompanhada de um suave molho de pimenta ou gengibre. O chá de canela, como o café, também imprimem velocidade aos processos metabólicos, reduzindo a necessidade de um maior consumo calórico. E agora, livres do calor excessivo, é hora de botar o pé na estrada. Comece o quanto antes, uma modalidade de exercício físico, para que esteja garantido o gasto energético necessário para a manutenção ou perda de peso. Com uma atividade física regular, refeições quentinhas e os alimentos certos, é possível manter o peso, chegando ao final do inverno com toda a saúde e o peso que você merece.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square