A Dieta de Ravena

Para quem procura novidade, ela é a pedida perfeita e já chega com o aval de celebridades como a presidente da república. Mas, o que tem de especial a dieta proposta pelo médico endocrinologista argentino Máximo Ravenna?

Em linhas gerais, esta dieta baseia-se na restrição calórica aliada a atividade física aeróbica, o que é fundamental em qualquer intervenção para perda de peso. É pura matemática, já que o peso se estabelece pela diferença entre calorias ingeridas e aquelas gastas durante o dia. O veto às gorduras saturadas acaba por dar a ideia de uma alimentação saudável, o que de certa forma é objeto de desejo de quem se preocupa com a saúde.

Mas, para evitar o óbvio e ululante, uma dieta criada para celebridades precisa trazer algo novo, ainda não proposto por ninguém. É aí que entra a proibição de sementes, cereais, leguminosas, raízes e tubérculos, alimentos que fazem um enorme bem à saúde. Até frutas como caqui e abacate foram banidas da dieta, a pretexto de evitar os picos glicêmicos e controlar a ingestão de gordura. Ora, a evolução nos deu a capacidade de obter de todo e qualquer alimento tudo o que nosso corpo precisa, mas ao mesmo tempo criou a dependência dos nutrientes. Assim, precisamos tanto quanto possível, diversificar o cardápio, para reduzir a chance de carências nutricionais.

O criador da dieta sugere apoio psicológico, o que também é muito coerente, já que as nossas emoções afetam fortemente as escolhas alimentares. Conscientes disso, podemos pensar duas vezes antes de decidir repetir um item do cardápio, o que é decisivo no controle calórico. Dietas equilibradas não restringem alimentos saudáveis e um plano alimentar rígido, com cerca de 800 calorias diárias para toda e qualquer pessoa é algo que pode auxiliar a eliminação de peso em curto espaço de tempo, mas não pode ser mantida por longo período. Afinal, para viver bem precisamos estar em perfeito equilíbrio, o que significa estar com o organismo em perfeitas condições e a imunidade em alta. E, indiscutivelmente, isso depende em larga escala da alimentação que decidimos adotar.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square