Por quanto tempo viveremos?

É certo que o tempo máximo de vida que podemos ter, em grande parte, é definido pela herança genética, mas é inegável que o estilo de vida exerce forte influência sobre isso. O que chamamos de fatores ambientais, como alimentação, atividade física, hábitos de vida, tempo dedicado ao sono ou ao lazer atuam fortemente sobre informações ditadas pelos genes, definindo assim o ciclo da vida.

Uma atitude de respeito e cuidado com a vida inclui a eliminação de fatores de risco que, invariavelmente, abalam a saúde, conduzindo-nos a processos de doença. Enquanto somos jovens, consideramos a saúde uma condição natural, mas ela é fruto de investimentos que devem iniciar antes mesmo do nascimento. A orientação alimentar da gestante evita carências nutricionais que afetam a saúde ainda na vida intrauterina, como é o caso do ácido fólico, o qual participa da formação do tubo neural do bebê. O cálcio, indispensável à formação dos ossos, também precisa ser ofertado em quantidade suficiente na gestação, para que seja possível uma vida longa, sem fraturas ou desgaste precoce. Uma atenção especial à imunidade é outro fator decisivo na estimativa do tempo de vida. Nossa capacidade de enfrentar agentes agressores, como bactérias, vírus e outros, oscila constantemente e depende fortemente das reservas corporais de nutrientes.

No entanto, não vemos com frequência pessoas que se preocupam com isso. Os micronutrientes, representados pelas vitaminas e minerais, são os mais esquecidos, especialmente quando o cardápio prioriza o consumo de alimentos industrializados. Vemos pessoas idosas muito saudáveis e ativas, enquanto outras, bem cedo perdem a independência, vítimas de doenças crônicas. A opção por um estilo saudável, que contemple alimentação equilibrada, atividade física regular, água suficiente e frequente e sono reparador, sem dúvida influi sobre a genética, garantindo-nos o máximo possível de vida que podemos ter.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga Sheila Castro:

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

2020 | Sheila Castro - Todos os direitos reservados