Por quanto tempo viveremos?

August 18, 2015

É certo que o tempo máximo de vida que podemos ter, em grande parte, é definido pela herança genética, mas é inegável que o estilo de vida exerce forte influência sobre isso. O que chamamos de fatores ambientais, como alimentação, atividade física, hábitos de vida, tempo dedicado ao sono ou ao lazer atuam fortemente sobre informações ditadas pelos genes, definindo assim o ciclo da vida.

Uma atitude de respeito e cuidado com a vida inclui a eliminação de fatores de risco que, invariavelmente, abalam a saúde, conduzindo-nos a processos de doença. Enquanto somos jovens, consideramos a saúde uma condição natural, mas ela é fruto de investimentos que devem iniciar antes mesmo do nascimento. A orientação alimentar da gestante evita carências nutricionais que afetam a saúde ainda na vida intrauterina, como é o caso do ácido fólico, o qual participa da formação do tubo neural do bebê. O cálcio, indispensável à formação dos ossos, também precisa ser ofertado em quantidade suficiente na gestação, para que seja possível uma vida longa, sem fraturas ou desgaste precoce. Uma atenção especial à imunidade é outro fator decisivo na estimativa do tempo de vida. Nossa capacidade de enfrentar agentes agressores, como bactérias, vírus e outros, oscila constantemente e depende fortemente das reservas corporais de nutrientes.

No entanto, não vemos com frequência pessoas que se preocupam com isso. Os micronutrientes, representados pelas vitaminas e minerais, são os mais esquecidos, especialmente quando o cardápio prioriza o consumo de alimentos industrializados. Vemos pessoas idosas muito saudáveis e ativas, enquanto outras, bem cedo perdem a independência, vítimas de doenças crônicas. A opção por um estilo saudável, que contemple alimentação equilibrada, atividade física regular, água suficiente e frequente e sono reparador, sem dúvida influi sobre a genética, garantindo-nos o máximo possível de vida que podemos ter.

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Na vida há muitos caminhos e cada um segue o que julga lhe ser mais conveniente. Uns se dão bem com as escolhas, outros encontram mais problemas que s...

Meu caminho eu mesmo traço

April 9, 2017

1/10
Please reload

Recent Posts

March 12, 2017

February 20, 2017

August 27, 2015

August 26, 2015

August 24, 2015

August 22, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga Sheila Castro:

  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

2020 | Sheila Castro - Todos os direitos reservados